O que é Gestão de Negócios?
É ter:
• Uma Visão – é o que queremos ser ou onde queremos chegar no futuro;
• Valores consolidados na organização – são os princípios que norteiam as decisões e ações das pessoas, principalmente da liderança;
• Uma Missão – é aquilo que nos move e que está dentro da nossa mente e coração;
• Uma estratégia que contemple as expectativas de todos stakeholders – clientes, parceiros, comunidade, colaboradores e acionistas;
• Conhecimento do mercado – recursos; clientes; concorrentes; riscos e oportunidades;
• Conhecimento da organização – recursos físicos, financeiros, tecnológicos e humanos disponíveis; vantagens e desvantagens competitivas; competência e capacidade instalada;
• Metas SMART (Especificas, Mensuráveis, Atingíveis, Reais e Prazo) de cada colaborador alinhadas com as metas da organização – metas entendidas e validadas por todos;
• Funções com definições claras das principais atribuições e as competências requeridas;
• Um sistema claro e justo de monitoramento de desempenho de processos e pessoas;
• Resultados excelentes e sustentáveis no curto, médio e longo prazo para a organização, clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e acionistas;