• White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
Desenvolvido por

September 17, 2018

Please reload

Vídeo #30 - Coaching, o que é - Gestão de Pessoas

23/11/2017

1/3
Please reload

Destaques

O foco principal da escola - Artigo #04 - Educação

14/02/2017

 

Qual é o foco principal da escola? Essa é uma pergunta que fazemos aos gestores e professores quando chegamos na escola.

 

Daí a maioria responde: "é o aluno" e alguns respondem: "é o sucesso do aluno", muito legal.

 

Se começa a discussão sobre o que é o sucesso do aluno e o que estão fazendo para isso, é aí que a conversa começa esquentar e ficar interessante.

 

É positivo porque todos focam suas intenções no aluno, e é muito frequente haver diferenças nas definições do que deve ser feito para o sucesso do aluno, pois, opinião cada um tem a sua, e ponto de vista idem.

 

Continuando a conversa e vamos descobrindo através de constatações e evidências o que cada um quer fazer e está fazendo na sua função - no seu quadrado.

 

Daí descobrimos de fato o que está sendo discutido por todos, o que está sendo decidido e o que está sendo feito na escola.

 

Encontramos vários tipos de constatações e evidências nas escolas, vamos salientar aqui as duas mais impactantes que merecem muita atenção.

 

Constatação 1, na escola 1:

 

O que os educadores discutem, decidem e fazem possui o foco principal o aluno.

 

Definitivamente há disputas de opiniões e pontos de vistas, mas as decisões sobre o que será feito possui o critério único - o que é melhor para o sucesso do aluno; o foco de todos é um só - é o aluno.

 

Constatação 2, na escola 2:

 

O que os educadores discutem, decidem e fazem, possuem o foco no que cada um pensa e acha sobre o que deve ser feito.

 

Definitivamente são constatadas disputas de opiniões e pontos de vista e o aluno fica fora das discussões muitas vezes; há vários critérios para tomadas de decisão, muitas vezes o foco está no que cada um pensa e quer fazer e o foco de muitos são conflitantes entre si - cada um tem o seu foco.

 

No final das contas o que encontramos de fato são escolas situadas entre as constatações das escolas 1 e 2; chegue a sua conclusão se na sua escola o foco principal é o aluno; conclua através de evidências e constatações.

 

Jorge Guzo

 

Share on Facebook
Please reload