• White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
Desenvolvido por

September 17, 2018

Please reload

Vídeo #30 - Coaching, o que é - Gestão de Pessoas

23/11/2017

1/3
Please reload

Destaques

Copo Cheio - Artigo #05

02/03/2017

 

Independentemente da sua experiência, da sua idade, da sua situação profissional, em qualquer profissão, em qualquer função na organização; é consenso que nós sempre queremos melhorar como profissional, para isso, é necessário termos a consciência que precisamos melhorar as nossas habilidades técnicas, administrativas e gerenciais.

 

Melhorar significa sair de uma determinada situação para uma nova, isso significa sair de um ponto e chegar a outro melhor.

 

Em outras palavras - melhorar significa mudar; precisamos mudar o jeito de enxergar as coisas; estudar novas teorias, conceitos e lógicas da administração, obter mais conhecimento e obter novas habilidades - para muitos é voltar a estudar, voltar a aprender. No final das contas nada disso fará sentido se não colocarmos em prática essas novidades, isto é: Fazer! Ou reaprender a fazer! Ou no mínimo fazer diferentemente as coisas antigas!

 

Podemos concluir, melhorar significa:

1. Fazer coisas novas, e simultaneamente

2. Fazer as mesmas coisas feitas do passado de formas diferentes, e ainda simultaneamente

3. Continuar a fazer algumas coisas boas do passado ainda do mesmo jeito.

 

O grande desafio de cada um é como priorizar essas três alternativas, qual peso damos a cada uma delas nos estudos e realizações, pois todas são cruciais no processo de melhoria.

 

No caminho da melhoria, é muito natural e evidenciado na prática, que os mais jovens sempre procurarão fazer coisas novas, pois os jovens são ávidos às novas tecnologias e inovações; no outro extremo é muito freqüente e evidenciado na prática que os mais experientes e antigos priorizarão continuar a fazer as mesmas coisas boas do passado, ainda do mesmo jeito; é conclusivo - tudo isso é natural.

 

Observando a natureza de cada profissional, do jovem e do experiente; em qual dos dois você apostaria? Qual possui a maior probabilidade de mudar e melhorar? Sair da situação atual e ir para uma melhor?

 

Estatisticamente a probabilidade maior de mudança e conseqüentemente de melhoria está no jovem, por questões óbvias.

 

Com outro enfoque, qual dos dois teria o maior êxito? Qual deles teria melhores resultados em melhoria, se o profissional experiente tivesse interesse e empenho mesmo que moderados em fazer coisas novas e diferentes?

 

Se o profissional experiente continuar fazendo as coisas boas, e simultaneamente de forma balanceada fazer coisas antigas de formas diferentes e ainda fazer coisas novas, é muitíssimo provável que os melhores resultados do profissional antigo, ou melhor experiente será maior, não somente para ele em particular como também para toda a organização - para todas as pessoas à sua volta.

 

A todos, melhorar é uma questão de coragem e um pouco de humildade, mais do que inteligência, em aceitar “sair da zona de conforto”, e porque não dizer – não achar que o seu copo está cheio, que não precisa mais mudar, ou melhor, que não precisa mais melhorar.

 

Jorge Guzo

Share on Facebook
Please reload